Acidentes por queda
- Grupo
- 8 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2018
"Ministério do Trabalho estima que 40% dos acidentes ocorreram por quedas"
Nesta noticia feita pela revista EXAME, eles abordam a importância do cumprimento da Norma Regulamentadora 35, que é uma NR específica para regulamentação do Trabalho em Altura. Nela é ressaltada a importância da utilização dos EPI'S , por exemplo o cinto de segurança. Na norma é responsabilidade do empregador promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura. Ou seja todos os empregados submetidos ao trabalho em altura, devem ser treinados para tal trabalho. É de importância também a realização da análise de risco de todas as operações feitas, a fim de diminuir ou anular todos os riscos para a realização dos procedimentos de trabalho.
A seguir um trecho de uma matéria da FUNDACENTRO, sobre os acidentes ocasionados por queda em altura;
" O engenheiro Robinson Leme, NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), ministrou nesta terça-feira (12) o curso “Gestão do Trabalho em Altura (NR-35) no VII CMATIC – Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.
O docente apresentou dados como, por exemplo, a morte de pelo menos 10 trabalhadores na indústria da construção somente em 2010 no Distrito Federal. O ano com maior número de acidentes fatais foi 2011, vitimando 18 pessoas. Segundo Robinson os números têm como fonte a Previdência Social ... Robinson apresentou no curso ministrado fotos e equipamentos de segurança a serem utilizados pelos trabalhadores nas obras em altura. Salientou, ainda, a orientação a ser seguida pelos trabalhadores nos canteiros de obras da correta utilização dos equipamentos de segurança. "
Enfim, é necessário o cumprimento das Normas Regulamentadoras, para que situações indesejadas como a de acidentes fatais no local de trabalho, sejam evitadas.

Fonte: exame.abril.com.br, fundacentro.gov.br
Por Alexandre Mota
Comments