Acidentes matam 9 mineiros na colômbia
- Grupo
- 9 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

A matéria acima relata mais um acidente ocorrido em mina da Colômbia, um tipo de acidente muito recorrente na área da mineração: explosão por gases inflamáveis. Minas são cheias de gases inflamáveis como por exemplo, metano, propano, butano, devido a isso o trabalho em minas terrestres são de alto perigo, correndo risco de a qualquer momento haver explosões, seja por fogo, faísca ou até interferência de ondas. No entanto, acidentes como esses são possíveis de prevenir.
Existe uma norma regulamentadora voltada totalmente para área de mineração, a NR-22, e os item 22.28 e 22.29 são dedicados a proteção e prevenção de incêndios e explosões, fato que encaixa perfeitamente no caso desse acidente, que poderia evitar 9 mortes. No item 22.28 da norma, deixa claro a necessidade da indicação de um responsável pelas equipes, serviços e equipamentos para realizar as medições, tal como registros dos resultados das medições permanentemente organizados, atualizados e disponíveis à fiscalização e a periodicidade da realização das medições deverá ser determinada em função das características dos gases, podendo ser modificada a critério técnico. Na mesma também diz, que no caso da ocorrência de metano acima desta concentração, as atividades devem ser imediatamente suspensas, informando-se a chefia imediata e executando somente trabalhos para reduzir a concentração. Não se sabe ao certo se a quantidade de metano estava acima do previsto, nem se foram realizadas todas a medições necessárias para que o risco fosse considerado nulo, no entanto a matéria deixa claro que um pouco de prevenção do responsável da mina, evitaria todas essas mortes.
De acordo com a matéria o acidente foi causado devido ao acumulo de gases inflamáveis presente na mina, ainda de acordo com o item 22.28 da norma, nas minas subterrâneas sujeitas à concentração de gases, que possam provocar explosões e incêndios, devem estar disponíveis próximos aos postos de trabalho equipamentos individuais de fuga rápida em quantidade suficiente para o número de pessoas presentes na área. Possivelmente, uma preparação do ambiente de trabalho que possibilitasse uma fuga rápida, reduziria as perdas ou até eliminasse as perdas. Isso possibilita mostrar, que apenas o fato de seguir as normas regulamentadoras resultaria em outro fim, vale lembrar que foi um acidente ocorrido na Colômbia, e não são as mesmas normas aplicadas no Brasil, no entanto, com as normas vigentes no Brasil, que foi o conhecimento adquirido na disciplina, pode-se afirmar que é um acidente evitável.
A matéria é datada de 24/11/2010, ocorreram dois na mesma semana, um na terça-feira, 23, e o outro na quarta-feira, 24.
Fonte: Gazeta do Povo
Por João Fernandes
Comments